Paraná é protagonista no maior congresso de ecoturismo e turismo de aventura do País

O Governo do Paraná terá destaque durante o Abeta Summit 2024, maior congresso de ecoturismo e turismo de aventura do País. O evento começa nesta quarta-feira (30), às 9 horas, no Centro de Convenções de Foz do Iguaçu (Ceconfi), e contará com estandes das secretarias de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), Turismo (Setu) e Instituto Água e Terra (IAT).

Entre os programas que serão divulgados estão o Parques Paraná, Paraná Aventura, Passarinhar Paraná, Pró-Fauna e Paraná Mais Verde, além do Núcleo de Educação Ambiental, Saúde e Bem-Estar Animal. Diretor de Patrimônio Natural do IAT, Rafael Andreguetto será um dos palestrantes. Fará uma apresentação especial sobre o “Turismo nos Parques Estaduais do Paraná” – as Unidades de Conservação do Estado receberam mais de 500 mil visitantes em 2023.

“O IAT levará ao Abeta Summit as propostas, planejamento e ações que estão em andamento, bem como toda parte legal, da reestruturação das Unidades de Conservação (UCs). Falaremos também das parcerias com municípios, terceiro setor e empresas privadas no fortalecimento da gestão, como é o caso do Parque Estadual de Vila Velha”, afirma Andreguetto.

Paralelamente ao evento, o IAT organiza um encontro interno para aperfeiçoamento técnico. Estão programadas palestras, oficinas e minicursos voltados para a gestão das UCs.

TURISMO – A Secretaria do Turismo e o Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor – também estarão presentes no evento, apresentando importantes destinos e potenciais paranaenses ao público. O estado possui mais de 400 atrativos registrados no segmento de aventura e ecoturismo, além de 73 Unidades de Conservação, das quais 25 estão abertas para visitação geral.

Ao setor estadual do turismo, a realização do evento em Foz do Iguaçu também é de suma relevância, porque as Cataratas do Iguaçu – uma das Sete Maravilhas do Mundo e um dos cartões-postais paranaenses – foram eleitas neste ano como o principal atrativo do Brasil e da América do Sul pela plataforma Tripadvisor.

Para o secretário estadual do Turismo, Márcio Nunes, o evento ressalta o grande potencial do Paraná no turismo e na sustentabilidade. “Temos muitas opções qualificadas ao redor do estado que contemplam o ecoturismo, e Foz do Iguaçu é uma das principais. Enquanto secretaria, nós valorizamos a realização de encontros como este, que buscam abordar os conceitos da relação entre atividade turística e patrimônios naturais”, diz.

“O setor precisa estar alinhado com a preservação e valorização do meio ambiente, cuidando desse patrimônio que é de todos, por meio de iniciativas responsáveis e utilizando a sustentabilidade como aliada do turismo”, completa.

ABETA SUMMIT – A 21ª edição do Abeta Summit ocorre em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro. Celebra os 20 anos da Associação Brasileira de Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta), organização sem fins lucrativos que reúne empresas e profissionais comprometidos com a prática sustentável de atividades ao ar livre. São 68 palestrantes nos quatro dias de encontro e alguns dos temas são: o perigo do fogo na natureza, sustentabilidade para destinos naturais, gestão de segurança em parques, papel das entidades no desenvolvimento do turismo e astroturismo.

Na programação está também a exposição (Re) Descobrindo o Brasil, além de palestras, workshops, debates e rodadas de negócios, que serão discutidos temas como sustentabilidade, inovações tecnológicas para o setor, segurança em atividades de aventura e boas práticas de gestão. Os ingressos estão esgotados.

Para mais informações basta acessar o site da Abeta Summit. 

GALERIA DE IMAGENS

Categoria:NOTÍCIAS