Maringá, no Noroeste do Paraná, agora conta com um novo e moderno centro de serviços. Foi inaugurada nesta quinta-feira (27) a sexta unidade do Poupatempo Paraná, que centraliza mais de 240 serviços estaduais em um único local. A entrega foi realizada pelo Governador Carlos Massa Ratinho Junior e contou com a presença de diversas autoridades locais e estaduais, marcando a consolidação de um programa focado em agilidade e eficiência.
Instalado no Shopping Cidade, na Avenida Tuiuti, 710, Vila Nova, o atendimento ao público ocorrerá de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
ENTREVISTAS
Os Benefícios para Maringá e Região
A localização e a promessa de desburocratização foram os pontos centrais dos discursos. O Prefeito de Maringá, Silvio Barros, destacou a evolução do serviço público:
“O que a gente está vendo aqui é justamente isso: o Governo do Estado está proporcionando à população de Maringá e da região o acesso aos serviços estaduais com maior velocidade, com maior eficiência e com muita facilidade.”
A Presidente da Câmara Municipal de Maringá, Majô Capdeboscq, reforçou o alinhamento do projeto com as demandas por modernização:
“Com certeza isso vem ao encontro do que nós prezamos e trabalhamos todos os dias: mais agilidade, mais transparência, inovação, tecnologia. O poder público precisa trabalhar para as pessoas…”
A abrangência regional do novo ponto de atendimento, que fica próximo à divisa, também foi celebrada. O Prefeito de Sarandi, Carlos De Paula, prevê um alto fluxo de moradores de sua cidade:
“Quem vier fazer suas compras, e o povo de Sarandi vem muito nesse shopping, é o shopping mais próximo, Sarandi vai poder pagar suas contas. […] Tenho certeza que muito utilizada pelo povo de Sarandiense, aqui vai ferver de Sarandiense.”
A Visão Estratégica e o Impacto Político
Parlamentares e Secretários de Estado enfatizaram o caráter inovador e a facilidade proporcionada pelo Poupatempo.
O Deputado Estadual Soldado Adriano José classificou o programa como uma mudança no modo de atender o cidadão:
“É um programa que vem para revolucionar o atendimento à população. São os serviços que existem dentro do Estado em um só lugar. […] É uma demonstração do governador de que é possível você atender as famílias, atender as pessoas com simplicidade, com carinho e com eficiência.”
O Deputado Federal Ricardo Barros destacou a economia de tempo para a vida do cidadão:
“Muito importante [esse Poupatempo]… vamos dar mais conforto e qualidade de vida para as pessoas que vão economizar tempo vindo aqui, resumindo tudo que precisam.”
Do Legislativo estadual, o Presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi, ressaltou o principal objetivo do Poupatempo:
“Esse é um programa… que tem como principal objetivo desburocratizar, facilitar a vida das pessoas, encurtar distâncias, diminuir o tempo de espera das pessoas…”
O Secretário das Cidades, Guto Silva, detalhou a escolha estratégica do local:
“Foi pensada justamente na comodidade, estacionamento, espaço e condições de melhor atender [a] população. É muito chato quando você vai fica andando de um lado para outro para resolver um problema pessoal, um documento, né? O objetivo [do] Poupatempo é isso…”
Por fim, o Secretário do Planejamento, Ulisses Maia, resumiu o conceito de concentração de serviços:
“Entregamos hoje o Poupatempo onde todos os serviços que o cidadão precisa do estado estão concentrados no mesmo lugar, ou seja, ainda ali no Poupatempo ele resolve qualquer demanda que deveria ir em dois, três, quatro, cinco lugares. Facilitar a vida das pessoas e melhorar o trabalho e a eficiência e a rapidez do Governo do Estado.”
O Anúncio do Governador
A solenidade foi encerrada pelo Governador Carlos Massa Ratinho Junior, que expressou satisfação com os resultados já colhidos em outras unidades e projetou o futuro do serviço em Maringá:
“Olha, o retorno que nós estamos tendo daquelas pessoas que estão utilizando o Poupatempo aonde já foi inaugurado é muito bom, né? A aceitação de serviço, a facilidade, a praticidade, a agilidade do atendimento… isso tudo tem facilitado a vida do cidadão para vários serviços.”
Ratinho Junior destacou ainda a acessibilidade, que atende a todos os perfis:
“[O atendimento]… desde uma criança pré-adolescente até um senhor, uma senhora tem facilidade em poder ter o atendimento aqui de forma muito didática e aqueles que têm mais… hábito com o celular, né, com a tecnologia, praticamente todos os serviços você consegue fazer inclusive pelo telefone ou pelo iPad…”
O novo Poupatempo de Maringá já está em funcionamento no Shopping Cidade, de segunda a sexta-feira.
Veja também:
